Qual a diferença entre POP e IMAP?

Os provedores de email (pelo menos os maiores) permitem que baixemos nossas mensagens em nossos micros por dois modos: ou pelo acesso POP, ou pelo acesso IMAP. Mas qual a diferença entre eles?

POP

É o mais antigo dos dois acessos. Ele baixa totalmente as mensagens para o seu micro (somente as da pasta Caixa de Entrada ou Entrada). Com isso os seus emails estarão em seu micro e não podem ser mais acessados pelo Webmail. Mas por outro lado permite que você leia os emails baixados mesmo sem estar conectado a Internet.

IMAP

É uma versão mais nova de acesso (mais nova que o POP). Com ela você acaba tendo um espelhamento tanto de mensagens entre o seu micro e a sua conta de email (acessada pelo Webmail). Com isso você consegue acessar todos os seus emails de mais de um lugar sem ser necessário ser no mesmo micro. Se você baixar uma mensagem para o seu micro ela ainda estará lá quando você acessar sua conta de email, ou caso configure mais de um micro para gerenciar sua contas

POP x IMAP

Use o acesso IMAP se você possuir uma boa (e sem quedas) conexão com a Internet. Lembre-se também que o espaço de armazenamento do sua conta de email é utilizado

Use o acesso POP  caso a sua conexão não seja tão boa assim ou o espaço de armazenamento da sua conta de email seja pequeno.